Tem alguma dúvida? Mande para nós aqui

POR QUE ADOTAR O ITIL?

itil

O ITIL é o modelo de Governança de TI mais aceito e difundido mundialmente, e consiste em um conjunto de processos que reúne as melhores práticas no gerenciamento dos serviços de TI em uma organização.

Sua estrutura foi criada pela OGC (Office of Government Commerce, antiga secretaria do comércio do governo inglês) para o desenvolvimento da sua área de TI e, conforme sua utilização tornou-se mais difundida, a metodologia se tornou padrão internacional quando se fala em gerenciamento de serviços de TI de maneira fim a fim.

 

Vantagens

Ao implementar o ITIL em uma organização, a área de TI deixa de ser vista como um departamento, mas como parte integrante do negócio. Alguns exemplos demonstram as vantagens da implementação do ITIL:

– facilita o gerenciamento de serviços de TI e, consequentemente, de toda a empresa;
– oferece uma linha de trabalho consistente, padronizada e eficiente;
– reduz, a longo prazo, os custos dos serviços prestados;
– melhora o processo de comunicação entre funcionários, parceiros e clientes da empresa;
– aumenta a satisfação de todos os envolvidos, ao definir corretamente as metas e expectativas.

Atualmente, o ITIL é parte integrante da ISO 2000 e, para empresas que buscam sua certificação nesta norma, o modelo é não apenas um conjunto de boas práticas, mas um manual abrangente de como fazer a TI funcionar e gerar benefícios tangíveis ao negócio.

Com o reposicionamento da área de TI proposta pelo ITIL, ela se torna uma estrutura organizacional essencial e plenamente integrante do universo empresarial; por isso o ITIL propõe abranger a coordenação de todos os segmentos. A metodologia sugere a medição de níveis de serviços e de metas; assim é possível saber o que se tem e o que é necessário melhorar.

 

 

Qualificação

Profissionais qualificados em ITIL modificam sua visão dos negócios ao entender que a TI é uma ferramenta para otimizar a capacidade e os recursos de pessoas, tecnologias e organizações.

O ITIL é composto por conceitos amplamente divulgados e testados no mundo e é fato que os profissionais que possuem esse conhecimento despertam maior interesse das empresas. Quem possui uma certificação é visto como um diferencial para o desenvolvimento de uma organização.

Share: