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Gestão de TI
O Modelo de Maturidade de Processos fornece informações diretamente sobre a gestão de seus processos empresariais: mostra o quanto você tem de controle das atividades de sua empresa, ou seja, o quanto essas atividades estão sendo devidamente gerenciadas; mostra se sua empresa esta entregando o que promete a seus clientes dentro da qualidade esperada e dentro dos custos previstos. O Modelo também vai te fornecer informações para lhe ajudar a definir o seu plano de melhoria e na escolha de técnicas de melhoria compatíveis com seu estágio de maturidade gerencial. Hoje existem várias técnicas e metodologias como: Kaizen, TQM, ISO 9000, Six Sigma, Lean Manufacturing, PNQ, Balanced Scorecard, etc.
Saber o custo de TI em muitas organizações não é tão fácil como parece. Não basta ter um software de controle de custos e tirar relatórios dele. Um bom controle e gestão efetiva sobre os processos da área, sendo os mais visíveis, como salários dos profissionais, impostos, contratos de manutenção de infraestrutura, aquisições de materiais de informáticas e materiais diversos, etc. O grande desafio é saber se este custo está no melhor nível que poderia estar e aí começamos a diferenciar as coisas: Pessoal Infraestrutura Processos. Utilizando técnicas e metodologias de análise é possível detalhar esses gastos e organizálos de forma a propiciar seu correto gerenciamento.
Após organizar e efetivamente controlar todos os custos de TI de sua organização, aí temos como transformar os dados em informação e tornar efetivação a análise de todos os custos, À partir daí, é possível criar planos de Viabilidade e Alternativas onde serão detalhados processos para itens Economia Diretas, Benefícios Mensuráveis e Benefícios Intangíveis e partir daí iniciar projetos de ajustes de gastos e investimentos.
Gestão de Projetos
A função de um gerente de projetos é planejar, controlar e executar projetos que podem ser pontuais, com uma data para começar e acabar, ou que podem ser a longo prazo, como o objetivo de negócio de uma empresa.
Este profissional, durante a execução de um projeto, define papéis, atribui tarefas, acompanha e documenta o andamento da sua equipe através de ferramentas e técnicas apuradas, administra investimentos e integra as pessoas para trabalharem juntas por um só objetivo. Também é função dele monitorar possíveis riscos e estar sempre preparado para mudar de estratégia rapidamente, se necessário.
Sem um bom gerente, um projeto acontece de maneira desordenada e com baixa probabilidade de acerto. Um projeto sem foco e integração não aproveita o talento dos colaboradores da melhor maneira, demora mais para alcançar seu objetivo e pode causar um investimento maior que o necessário.
Este profissional, durante a execução de um projeto, define papéis, atribui tarefas, acompanha e documenta o andamento da sua equipe através de ferramentas e técnicas apuradas, administra investimentos e integra as pessoas para trabalharem juntas por um só objetivo. Também é função dele monitorar possíveis riscos e estar sempre preparado para mudar de estratégia rapidamente, se necessário.
Sem um bom gerente, um projeto acontece de maneira desordenada e com baixa probabilidade de acerto. Um projeto sem foco e integração não aproveita o talento dos colaboradores da melhor maneira, demora mais para alcançar seu objetivo e pode causar um investimento maior que o necessário.
Primeiramente, a organização necessita saber quais práticas específicas – conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas – para a gestão organizacional dos projetos são comprovadamente úteis para a organização. Com isso será possível para essa organização avaliar o seu estado atual na gestão organizacional de projetos e avaliar, dentre as várias metodologias disponíveis no mercado, e escolher a mais adequada ou até mesmo criar uma metodologia própria de acordo com suas necessidades.
O processo de terceirização da gerência de projetos permite que a empresa contratante concentre seus esforços e recursos no seu negócio principal, enquanto uma empresa terceirizada executa serviços de sua atividade meio.
Suporte em Tecnologia da Informação
Respondendo a ambas as perguntas:
1 Redução de custos – Ter uma equipe de TI é essencial, mas o custo de uma equipe própria nem sempre é viável. A verdade é que apenas um assistente não dá conta do recado e, para ter uma equipe com gerentes e especialistas, é necessário investir em bons salários. Além dos custos com folha de pagamento, encargos trabalhistas e afins, ainda é preciso ter conhecimento para efetuar as contratações e manter esses funcionários na equipe.
A terceirização de TI apresenta um custo muito mais acessível, uma vez que a contratação,pagamentos e encargos ficam sob responsabilidade da empresa contratada. O cliente preocupa se apenas com a execução do serviço, e o trabalho funciona como se a equipe fosse própria.
2 Controle dos serviços – Uma empresa especialista em terceirização de TI, como a Penso, apresenta relatórios frequentes dos serviços executados, dos desempenhos e do estado dos equipamentos (redes, hardware, software, telefonia), o que permite que os gestores e responsáveis da empresa do cliente tenham um controle que nem sempre é apresentado por funcionários próprios. O comprometimento dos profissionais é o mesmo, com participações em reuniões, sugestões de melhorias. De fato, o profissional veste a camisa!
3 Retorno do investimento – Além de reduzir custos e preocupações com contratações, a terceirização de TI apresenta retorno do investimento realizado no longo prazo. Um dos papéis desempenhados por uma equipe de TI terceirizada é avaliar constantemente o desempenho e o consumo dos equipamentos para sugerir melhorias e aquisições que ajudam a empresa a obter economia de consumo e aumento de produtividade que resultam em crescimento e rentabilidade para o negócio.
4 Knowhow de especialistas – Uma empresa possui diferentes tecnologias e sistemas, de diferentes marcas e fabricantes, que necessitam diferentes conhecimentos. Ter um especialista para cada segmento da TI é inviável para uma empresa, mas é possível obter uma retaguarda de especialistas em múltiplas plataformas através da terceirização de TI. Além do knowhow em diferentes tecnologias, uma empresa como a Penso tem o compromisso de capacitar e reciclar os conhecimentos da equipe constantemente, o que aumentaria bruscamente os custos para uma empresa caso a equipe fosse própria.
5 Garantia de qualidade – A terceirização de TI engloba o gerenciamento de diversos serviços vitais para o negócio, como emails, sistemas operacionais, backups, contingência, segurança de dados, entre outros. Ao garantir o funcionamento e continuidade desses serviços, a empresa que terceiriza a TI garante um SLA para reestabelecimento da operação, em caso de falhas, dentro de um determinado prazo – compromisso esse nem sempre assegurado por uma equipe de TI própria.
1 Redução de custos – Ter uma equipe de TI é essencial, mas o custo de uma equipe própria nem sempre é viável. A verdade é que apenas um assistente não dá conta do recado e, para ter uma equipe com gerentes e especialistas, é necessário investir em bons salários. Além dos custos com folha de pagamento, encargos trabalhistas e afins, ainda é preciso ter conhecimento para efetuar as contratações e manter esses funcionários na equipe.
A terceirização de TI apresenta um custo muito mais acessível, uma vez que a contratação,pagamentos e encargos ficam sob responsabilidade da empresa contratada. O cliente preocupa se apenas com a execução do serviço, e o trabalho funciona como se a equipe fosse própria.
2 Controle dos serviços – Uma empresa especialista em terceirização de TI, como a Penso, apresenta relatórios frequentes dos serviços executados, dos desempenhos e do estado dos equipamentos (redes, hardware, software, telefonia), o que permite que os gestores e responsáveis da empresa do cliente tenham um controle que nem sempre é apresentado por funcionários próprios. O comprometimento dos profissionais é o mesmo, com participações em reuniões, sugestões de melhorias. De fato, o profissional veste a camisa!
3 Retorno do investimento – Além de reduzir custos e preocupações com contratações, a terceirização de TI apresenta retorno do investimento realizado no longo prazo. Um dos papéis desempenhados por uma equipe de TI terceirizada é avaliar constantemente o desempenho e o consumo dos equipamentos para sugerir melhorias e aquisições que ajudam a empresa a obter economia de consumo e aumento de produtividade que resultam em crescimento e rentabilidade para o negócio.
4 Knowhow de especialistas – Uma empresa possui diferentes tecnologias e sistemas, de diferentes marcas e fabricantes, que necessitam diferentes conhecimentos. Ter um especialista para cada segmento da TI é inviável para uma empresa, mas é possível obter uma retaguarda de especialistas em múltiplas plataformas através da terceirização de TI. Além do knowhow em diferentes tecnologias, uma empresa como a Penso tem o compromisso de capacitar e reciclar os conhecimentos da equipe constantemente, o que aumentaria bruscamente os custos para uma empresa caso a equipe fosse própria.
5 Garantia de qualidade – A terceirização de TI engloba o gerenciamento de diversos serviços vitais para o negócio, como emails, sistemas operacionais, backups, contingência, segurança de dados, entre outros. Ao garantir o funcionamento e continuidade desses serviços, a empresa que terceiriza a TI garante um SLA para reestabelecimento da operação, em caso de falhas, dentro de um determinado prazo – compromisso esse nem sempre assegurado por uma equipe de TI própria.
Outsourcing
Existem muitas vantagens para o setor corporativo na utilização de serviços terceirizados de TI. A principal delas é a garantia de uma gestão correta do sistema, que possibilita mais eficiência, segurança e continuidade operacional, na medida em que é realizada por uma equipe especialmente treinada e capacitada para a execução deste tipo de serviço. Este serviço também permite reparos mais rápidos e eficientes já que utiliza toda a infraestrutura da prestadora de serviço.
Para o setor corporativo o outsourcing é extremamente vantajoso, pois reduz as despesas com setores especializados com serviços totalmente diferentes dos oferecidos pela empresa, além de tornar os custos de TI mais previsíveis e planejáveis, podendo assim distribuir melhor os investimentos.