Usuários x Departamento de TI
- Date: fev 05, 2015
- Author: Paulo Pedroso
- Categories: Gestão em TI
Cada vez mais as empresas preocupam-se em fazer a melhor utilização possível de seus recursos. Viabilizar o fazer mais com menos é palavra de ordem no mundo corporativo e um desafio, em particular, para os departamentos de Tecnologia da Informação.
Infelizmente, no Brasil, a maioria esmagadora das empresas olham para os departamentos de TI simplesmente como um gasto. A verdade é que os gestores desses departamentos contribuem (e muito) para que essa visão seja tão difundida. O departamento de TI tem papel fundamental nas organizações não é de hoje. Coloque-se a pensar agora no TI da sua empresa. Se você não trabalha nesse departamento a sua visão é de que “aquele pessoal só engessa as coisas” e se você trabalha no TI a sua visão é “por mais que façamos, o usuário nunca está feliz e vive criticando coisas que ele não entende”.
É triste, mas devo dizer que meu papel é falar pra você, que acha que o usuário reclama demais, que você está errado. O usuário sabe sim sobre o que ele reclama e ele entende muito bem sobre o que ele reclama. O usuário tem a melhor percepção do mundo sobre o que engessa e o que contribui para que o trabalho dele seja executado. O usuário entende os processos da função que ele exerce (pelo menos espera-se que sim) e sabe melhor do que você a necessidade de cada pingo em cada i.
O TI, por sua vez, geralmente é responsável por adequar os recursos tecnológicos disponíveis na empresa para auxiliar no trabalho dos demais colaboradores. É lamentável que a adequação dos recursos tecnológicos muitas vezes não passe pelo olhar crítico daqueles que futuramente irão fazer uso dos processos implementados. Munidos de uma megalomania sem precedentes os Xerifes do TI definem arbitrariamente todo o processo a ser implantado, tornam obrigatórios preenchimentos e mais preenchimentos de dados frívolos e deixam de lado a obrigatoriedade de informações realmente importantes ao processo em questão. E basta uma implementação do TI que prejudique as funcionalidades que o usuário vê como ideal para lançar sobre o departamento o estigma de ser o grande atraso de vida da empresa.
Uma Gestão de TI adequada fornece aos colaboradores das organizações recursos ágeis e voltados para melhoria dos resultados. Um departamento de TI eficiente não pode ser visto como um dificultador perante os outros departamentos. Criar políticas de participação de representantes dos demais departamentos em todo momento de implementação de processos é essencial para garantir uma boa visibilidade perante todos. Se os processos são bem adequados, certamente farão com que o tempo dos colaboradores seja poupado de forma a garantir que façam mais em menos tempo.