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Outsourcing vale a pena?

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Outsourcing é um termo que tem sido muito utilizado desde década de 90  e que quer dizer, de modo simples e curto e exato: TERCEIRIZAR. É um tipo de contratação que tem como objetivo reduzir custos com mão-de-obra, desenvolvimento e treinamento de pessoal de maneira a liberar recursos internos para  atender aos processos “CORE” da empresa.

 

No Brasil, onde o salário de um funcionário significa, para o empresário, pagar quase o dobro do valor registrado em carteira (por conta de benefícios a serem pagos ao empregado  e inúmeros tributos a serem pagos ao e ao Estado), o outsourcing passa a ser um procedimento muito bem-vindo.

 

Mas atenção! Antes de contratar uma empresa na modalidade de Outsourcing, você já deve ter mapeado e estar totalmente inteirado sobre TODOS os processos e atividades do escopo do contrato, bem como as métricas de produtividade e qualidade. Isso por causa de 3 pontos importantes:

 

1) uma vez fechado com uma empresa prestadora de serviços, um contrato de outsourcing  dura no mínimo 1 ano e se a empresa contratada não atender as expectativas adequadamente do contratante o custo pode ser maior do que manter a mão-de-obra internamente para realizar os serviços em questão;

2) o custo dos serviços contratados tende a aumentar devido à dependência criada com a contratada no decorrer do tempo.

3) frequentemente são relatadas quedas de qualidade dos serviços prestados no decorrer do tempo.

 

Por isso é de vital importância que você tenha conhecimento sólido de todo o processo de produção e saiba se a empresa contratada possui o conhecimento e a capacidade de entregar os serviços dentro do padrão de qualidade exigido; também devem constar no contrato, de forma bem clara para ambas as partes, as penalidades a serem aplicadas (multas, necessidade de refação do trabalho, etc.) caso o combinado não seja cumprido.

 

Outro ponto importante é evitar esse tipo de contratação em processos chaves tais como Financeiro, Recursos Humanos, Almoxarifado e outros.

De forma resumida:

 

VANTAGENS

– maior foco dos negócios da empresa em sua área de atuação;

– diminuição dos desperdícios;

– redução das “atividades – meio”;

– aumento da qualidade;

– ganhos de flexibilidade;

– aumento da especialização do serviço;

– aprimoramento do sistema de custeio;

– maior esforço de treinamento e desenvolvimento profissional;

– maior agilidade nas decisões;

– menor custo, maior lucratividade e crescimento;

– favorecimento da economia de mercado;

– otimização dos serviços;

– redução dos níveis hierárquicos;

– aumento da produtividade e competitividade,;

– redução do quadro direto de empregados;

– diminuição da ociosidade das máquinas;

– maior poder de negociação;

– ampliação do mercado para as pequenas e médias empresas;

– possibilidade de crescimento sem grandes investimentos;

– economia de escala;

– diminuição do risco de obsolescência das máquinas.

 

DESVANTAGENS

– risco de desemprego e não absorção da mão-de-obra na mesma proporção;

– risco de coordenação dos contratos;

– falta de parâmetros de custos internos;

– demissões na fase inicial e consequentemente custo de demissões;

– dificuldade de encontrar a parceria ideal e falta de cuidado na escolha dos fornecedores;

– mudanças na estrutura do poder que pode gerar resistências e conservadorismo;

– aumento da dependência de terceiros;

– perda do vínculo para com o empregado que pode gerar a dificuldade de aproveitamento dos empregados já treinados;

– perda da identidade cultural da empresa, em longo prazo, por parte dos funcionários.

 

Agora perguntamos a você…  para a sua empresa, Outsourcing vale a pena?

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